COMPARTILHA UFPR: ENSINAR E APRENDER NO CONTEXTO DA PANDEMIA
HISTÓRICO
O compartilhamento de práticas e experiências, assim como a divulgação de estudos e pesquisas sobre o ensino no contexto universitário, é fundamental para o aperfeiçoamento do trabalho docente e para a qualidade da formação proporcionada aos estudantes da UFPR. Na década de 1990, a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD), em conjunto com as coordenações de curso, publicou a coleção Graduação em Debate, que tinha por objetivo fortalecer os processos educacionais, com ênfase para a ação das coordenações de curso. Em 2002, uma nova iniciativa editorial intitulada Cadernos do Professor tinha por objetivo divulgar as ações da PROGRAD, com destaque para a formação de professores. A série publicou, até 2019, seis volumes, e se mostrou como um importante espaço para a divulgação de produções acadêmicas sobre a educação a distância, a organização das licenciaturas e a formação inicial e continuada de professores. Nesse perÃodo, foram estabelecidas algumas importantes parcerias, com destaque para o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e o Projeto Licenciar, iniciativa pioneira da UFPR para o incentivo à docência.
Desde 2020, a UFPR, assim como as demais instituições educacionais, vivenciou um processo intenso de aprendizagem devido à necessidade de reorganizar suas práticas e de buscar novas formas de estabelecer relações em razão das contingências da pandemia da covid-19. A organização do ensino remoto emergencial produziu incertezas que a comunidade acadêmica buscou enfrentar construindo novas alternativas metodológicas. As inúmeras ações e movimentos, o engajamento e trabalho coletivo vivenciados neste perÃodo precisam ser registrados, de forma que possam compor a memória desta universidade que já viveu e superou inúmeros desafios.
Nesse cenário, a PROGRAD lança um novo projeto que inova ao visar à participação de toda a comunidade acadêmica e ao propor uma publicação em formato on-line, numa abordagem hÃbrida entre um repositório institucional e uma publicação cientÃfica. A publicação terá dois formatos: on-line, em site próprio, e e-book. O formato on-line será composto pelas seguintes seções: relatos de experiências, artigos, entrevistas, fotos, vÃdeos de curta duração e memórias (autoetnografias, diários, vivências e narrativas). O e-book será composto pelas seguintes seções: relatos de experiências, artigos e memórias (autoetnografias, diários, vivências e narrativas).
OBJETIVO
O objetivo da presente proposta é dar publicidade a pesquisas, relatos de experiências e outras formas de expressão, em um primeiro momento com foco no que foi realizado durante o perÃodo de pandemia na UFPR, para que em seguida torne-se uma estratégia permanente de compartilhamento de trabalhos realizados no campo do ensino técnico e de graduação e das ações da gestão universitária relacionadas ao ensino.
PRIMEIRO EDITAL
O primeiro edital teve como tema o ensino e a aprendizagem no contexto da pandemia e tem como objetivo chamar a comunidade acadêmica da UFPR a dar publicidade a pesquisas, relatos de experiências e outras formas de expressão que retratem os trabalhos e as vivências realizadas durante o perÃodo em que a covid-19 impôs uma mudança radical no âmbito do ensino técnico e de graduação, bem como a ações da gestão universitária relacionadas ao ensino.
EXPEDIENTE:
Pró-Reitora de Graduação e Educação Profissional
Maria Josele Bucco Coelho
Coordenação de Comunicação PROGRAD
Ana Carolina de Araújo Silva
Concepção de layout do site
Elizziane Marinho Branches Farias
Produção em Design
Andressa Teixeira Ribas
Equipe Comunicação PROGRAD
Julio Cezar Siqueira Junior
VinÃcius Bessa
Fernanda Dalazen Fernandes
Pamela dos Santos
Sarah Cavichiolo Driessen
Apoio Técnico
Josemar Pereira da Silva (COSIS)